Ações de Bancos: vale a pena tê-las na carteira?

Desenho de um banco, de fundo bradesco, cujas ações estão listadas na B3

Você conhece as ações de bancos? Descubra como funciona o setor, quais as melhores ações e se vale a pena investir nelas.

Fala, meu caro! Você conhece as ações do setor financeiro? Isso, as ações de bancos. Talvez você já tenha ouvido falar. Mas ainda que já conheça, este texto é para você.

Antes de tudo, vou contar um pouco sobre como funciona o setor bancário. Mas não só isso: depois vou te apresentar boas opções para compor a sua carteira.

Para isso, você vai conhecer um pouco sobre as empresas das quais você poderá ser um sócio. Caso decida investir em uma delas, conhecer seus fundamentos é o primeiro passo. Mas afinal, você sabe por que vale a pena comprar ações desse setor? Vamos lá!

Conheça o setor bancário

Antes de mais nada, grande parte da oferta de serviços financeiros está no setor bancário. A sua estrutura é composta por instituições que executam operações monetárias, como depósito em conta corrente, por exemplo.

Tais instituições também são autorizadas a criar moeda escritural, a fim convertê-la em aplicações e, assim, gerar novos depósitos. Os empréstimos e os financiamentos a curto e médio prazo são exemplos de aplicações.

Além disso, os bancos são fundamentais para a manutenção das atividades comerciais. Eles não só ofertam serviços financeiros, mas também facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal. Nesse sentido, contribuem com o desenvolvimento do comércio nacional e internacional.

Quais são as grandes ações de bancos na bolsa?

Você sabe que existem alguns índices, com o objetivo de mostrar o desempenho das cotações dos ativos. No entanto, se você me acompanha, sabe que eu sempre insisto na importância de conhecer, em primeiro lugar, os fundamentos da empresa.

Inclusive, ensino isso aos meus alunos. Ainda que os índices possam ser interessantes, eles indicam apenas a situação do momento.

Mas se você conhece, de fato, os princípios da empresa na qual você investe, pode fazer isso com mais segurança. Por isso, vou te apresentar agora três grandes ações do setor bancário.

Banco Bradesco – BBDC4

Com quase 80 anos de atuação, o Bradesco S.A. é uma das maiores instituições financeiras privadas do país. Ele conta com ampla variedade de produtos e serviços bancários — financeiros e de seguros —, para pessoas físicas e jurídicas.

São mais de 65 mil postos de atendimento, entre agências e pontos de atendimento. E mais de 70 milhões de clientes em toda a organização. Entre as empresas que compõem o Grupo Bradesco estão: Banco Bradesco S.A, Bradesco Vida e Previdência, Bradesco Saúde, Ágora Investimentos, Next Tecnologia e Serviços Digitais S.A. e muitas outras.

Em 2017, chegou a segunda posição entre os bancos com maior patrimônio líquido do Brasil. Em 2021, os ativos totais do Bradesco resultaram em 1,7 trilhão de reais, com um patrimônio líquido de 147 bilhões de reais. Além de 21,9 bilhões de reais em lucro líquido.

Banco do Brasil – BBAS3

O Banco do Brasil foi o primeiro banco a operar no país e a primeira empresa listada na Bolsa de Valores nacional. Ele se constitui na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil, em 50% das ações.

Oferece diversos produtos e serviços para pessoas físicas, jurídicas e para o setor público. Entre os seus segmentos de operação estão investimentos, gestão de recursos, seguros, previdência, meios de pagamento etc.

Além disso, o conglomerado Banco do Brasil é composto por empresas controladas, coligadas, também participações e outros. Por isso está presente em diversos ramos — Brasilsaúde, BB Seguros, Ativos S.A., Fundação BB entre outros.

A companhia conta também com uma rede no exterior. E são mais de 830 mil investidores, dos quais 822 mil são pessoas físicas. Nos últimos trimestres operou um ROE (Return on Equity) — retorno de patrimônio líquido — de 20%, algo acima de seu histórico que gira em torno de 16%.

Itaú Unibanco – ITUB4

É uma das empresas de maior valor de mercado do Brasil com serviços amplos no setor financeiro. Sua última mudança significativa foi em 2008, quando adquiriu o Unibanco. Conta correntes, cartões de crédito, renegociações, empréstimos, seguros estão entre os principais serviços oferecidos.

São subsidiárias do Banco Itaú: Banco Itaú Argentina, Rede, Banco Itaucard, Credicard Consórcios entre muitos outros. Ele está presente em 21 países e conta com mais de 50 milhões de clientes e mais de 417 mil acionistas diretos.

Além disso, as ações desse banco são as que têm maior participação na carteira do Ibovespa no ramo bancário. Em 2016, a carteira de ativos do Itaú atingiu 1,43 trilhão de reais, tornando-se a maior do país.

Ter ou não ações de bancos

Serviços comuns como sacar ou depositar dinheiro em caixas eletrônicos mostram que os bancos continuarão sempre existindo por isso suas ações de bancos são perenes

Conta poupança, conta corrente, cartão de débito ou crédito, empréstimo, transferências, conta salário etc. Sem dúvida, você usa ou já usou algum desses serviços, ou qualquer outro produto bancário.

Você já se deu conta de que realizamos diversas atividades importantes por meio desses serviços? Talvez você mesmo já tenha feito ou recebido um PIX hoje!

O banco oferece seus serviços e produtos há muito tempo. E a tendência é que continue sendo assim. É quase impossível imaginar um mundo, onde existe moeda de troca, sem bancos tomando riscos e oferecendo créditos. Não é mesmo?

O setor bancário é um dos mais lucrativos do mercado. Isso porque as taxas cobradas pelas operações de crédito são muito maiores do que o valor pago em instrumentos de aplicação financeira. Ou seja, o juros que você recebe em uma conta poupança, por exemplo, é bem menor do que o juros que você vai pagar ao banco, quando faz um empréstimo.

É também um dos principais segmentos do mercado financeiro. E, uma vez que os bancos têm a sua atuação consolidada no mercado, o resultado disso é a perenidade. Assim, as ações de bancos tendem a ser mais seguras para você investir.

Ações sobrevivem a crises quando pensadas no longo prazo.

Por isso, digo a você: vale a pena ter ações do setor bancário em sua carteira. São ações que provêm de um setor bastante lucrativo e que tende a continuar assim. Dessa forma, você tem perenidade e mais segurança na hora de investir. Sem dúvida, algo que todo investidor procura.

Prefira ações de bancos não ligados ao governo

Por fim, uma última dica é que você prefira ações de bancos não ligados ao governo. Isso é importante para te livrar da interferência estatal, pois ações ligadas ao governo costumam sofrer mais com mudanças ou ruídos políticos.

Estão sempre mais sujeitas a esse tipo de mudança política, o que não acontece com as ações de instituições privadas.

Por isso, eu sempre aconselho aos meus alunos: conheçam a empresa da qual você serão sócios. Assim, você tem mais segurança e fica mais preparado para determinados acontecimentos.

Talvez este texto possa te interessar: Dividendo de ações: por que é errado olhar só para esse indicador?

Quer ter acesso a mais conteúdos e receber materiais exclusivos da metodologia que eu uso para investir? Faça parte do nosso Grupo de Verdade.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: