Ações de energia: Vale a pena investir no setor?

Torres de transmissão escurecidas simbolizando a transmissão de energia, uma das áreas que influenciam as ações de energia

Você conhece as ações de energia? Descubra como funciona o setor, quais as melhores ações e por que vale a pena investir.

Fala, meu caro! Você já ouviu falar das ações do setor de energia? Não importa se você está começando a investir ou já investe há mais tempo. Este texto é para você!

Vou te explicar como funciona o setor elétrico. Bem como te apresentar algumas opções para compor a sua carteira. Em primeiro lugar, vamos entender melhor sobre a área.

Lembre-se de que quando você investe em uma empresa, torna-se um sócio dela. Por isso, é importante conhecer como a companhia funciona e o que ela pode te oferecer. Você sabe por que vale a pena investir em ações de energia? Vem comigo!

Conheça o setor

Antes de tudo, o setor de energia abrange as indústrias responsáveis pela Geração, Distribuição e Transmissão de eletricidade. Essas são as três grandes atividades nas quais podem ser classificadas as companhias elétricas. E você vai entender um pouco sobre cada uma delas a seguir.

O segmento responsável pela geração de energia são as empresas que produzem a energia. A maior parte da produção vem das hidrelétricas. No entanto, existem também termelétricas, parques eólicos e placas solares.

Já a transmissão é a ponte entre a geração e a distribuição de energia. A energia que é gerada nas usinas é “transportada” às empresas distribuidoras. E isso se dá por meio das companhias do segmento de transmissão.

Torres de transmissão simbolizando a transmissão de energia, uma das áreas que influenciam as ações de energia

Por fim, o segmento mais próximo do consumidor: a distribuição de energia. Essas empresas recebem grande quantidade de energia, pelo sistema de transmissão. E, em seguida, distribuem aos usuários.

Em resumo, essas são as funções de cada segmento. Agora, vou te mostrar quais são as melhores ações do setor elétrico.

Quais são as grandes ações do setor de energia?

O indicador do setor de energia elétrica é o IEE (Índice de Energia Elétrica). Foi o primeiro índice setorial da Bovespa, atual B3. Ele foi criado com o intuito de apresentar o desempenho das cotações dos ativos mais representativos e negociados do setor.

Ele funciona a partir de uma carteira teórica de ativos elaborada de acordo com critérios já definidos. É um tipo de índice de retorno total que reinveste no próprio ativo.

No entanto, sempre ensino aos meus alunos que o mais importante é saber o fundamento da empresa. E não ficar dependente dos índices que indicam apenas a situação momentânea.

Vamos conhecer, então, as melhores ações do setor.

Engie Brasil – EGIE3

A ENGIE é a maior empresa privada de energia do país. Ela atua não só na geração, bem como na comercialização e transmissão de energia elétrica. Assim também no transporte de gás e soluções energéticas.

Aliás, ela detém a mais extensa malha de transporte de gás natural do Brasil. Em torno de 4500km. Passa por 10 estados e 191 municípios. A companhia possui uma capacidade própria instalada de 10GW em 69 usinas. Isso é 6% da capacidade nacional.

Além disso, 97% da sua capacidade provém de fontes renováveis, com baixas emissões de gases. A Engie conta com 3500 colaboradores. Em 2021, seu faturamento foi de R$13,5 bilhões. Enfim, é uma das principais empresas de energia na bolsa. E está entre as que mais pagam dividendos.

EDP Brasil – ENBR3

A EDP Brasil está entre uma das maiores empresas privadas do setor elétrico. A companhia tem mais de 20 anos de atuação e conta com mais de 10 mil colaboradores. Diretos e terceirizados. Ela atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia.

Além disso, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Há pouco tempo, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. Mas já atende, na área de distribuição, cerca de 3,4 milhões de clientes, em São Paulo e no Espírito Santo.

Ela está há 13 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. É uma das principais empresas do setor na bolsa. E se destaca quando o assunto é dividendos.

Equatorial – EQTL3

A Equatorial Energia S.A. é uma holding brasileira. Fundada em 1999. Ela se fortaleceu na área de distribuição de energia no Brasil. Atualmente conta com 6 concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá. Nessas regiões, atende em torno de 10 milhões de clientes.

A companhia atua no setor de utilities. Estão nesse setor as empresas fornecedoras de serviços no ramo de gás, energia elétrica e água. Tais serviços são considerados essenciais para a sociedade. Ademais, as empresas utilities são conhecidas pela estabilidade, confiabilidade e tecnologia.

Aliás, a Equatorial tornou-se a primeira empresa multi-utilities. Depois de entrar no setor de Saneamento. Além disso, adquiriu 100% das ações da Echoenergia S.A. Assim, passou a fazer parte do setor de Renováveis também. A seguir todos segmentos de sua atuação:

  • Distribuição de energia;
  • Transmissão;
  • Renováveis;
  • Geração Distribuída;
  • Saneamento;
  • Comercialização de energia;
  • Telecomunicações; e
  • Serviços de apoio aos demais negócios do grupo.

Isso faz dela um player de atuação integrada no segmento de energia. Sem dúvida, é uma das principais empresas da bolsa. Não só na área de distribuição, bem como na de transmissão.

Ter ou não ações de energia na carteira?

As companhias do setor elétrico fabricam bens ou prestam serviços considerados essenciais à população. Por isso, são conhecidas como as mais defensivas na bolsa. Isto é, as mais seguras. Mas o que isso quer dizer?

As empresas de energia apresentam previsibilidade. Isso porque as variações climáticas são cíclicas, previsíveis. Sabe-se quais são os meses mais e menos chuvosos do ano. Uma estiagem não vai causar tanto impacto, pois já é previsto que ocorra.

Leia mais:
Conheça 7 ativos que não podem faltar na sua carteira
Como escolher a melhor corretora para comprar ações?

Assim, você consegue ter uma ideia bem mais precisa do quanto irá receber. Nos próximos trimestres e anos. As ações de energia são mais resistentes a crises, apresentam poucas oscilações. Dessa forma, elas têm menor volatilidade. Ou seja, o seu preço não vai variar muito, em determinado período de tempo.

A variação de preço é o que mais prejudica quem está começando. O investidor fica logo tentado a vender a ação que sofreu uma queda, por exemplo. Por isso é importante conhecer bem a empresa na qual você vai investir.

Ações de energia são ainda mais previsíveis

Outra questão por trás da previsibilidade das ações de energia são os contratos e direitos de concessões dessas companhias que se mantêm por décadas. Isso aliado ao fato de elas fornecerem serviços essenciais faz com que a sua receita seja mais previsível.

Vale destacar que o segmento de transmissão de energia é o que menos tende a sofrer mudanças. Em outras palavras: o mais estável. Isso porque a maior parte do seu faturamento vem do Governo Federal.

Além disso, o lucro o das companhias do setor elétrico é consistente. E elas não costumam ter um endividamento alto. O que também colabora para que a sua receita seja mais previsível. E essa é umas das coisas que um investidor de verdade deve buscar.

Portanto, vale a pena ter ações de energia na sua carteira! Se eu fosse começar a investir hoje, sem dúvida, o primeiro setor que escolheria seria esse. Ações de energia.

Quer ter acesso a mais conteúdos e receber materiais exclusivos da metodologia que eu uso para investir? Faça parte do nosso Grupo de Verdade.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: