Como funcionam as ações?

Descubra como funcionam as ações, como você pode ganhar dinheiro com elas e o que você precisa para escolher as melhores.

Fala, meu caro! No último texto falamos sobre o que são as ações e agora você vai entender como elas funcionam. Mas não só isso: você vai compreender o ciclo de funcionamento das ações e como se dá remuneração que você pode ter a partir delas.

Talvez você pense que saber como as ações funcionam não é importante, uma vez que você “só” investe e recebe um lucro. No entanto, o segredo para investir de verdade — isto é, para ter um bom retorno — é conhecer esse funcionamento que resulta em três fundamentos.

Calma, vou te explicar tudo! Mas antes de mais nada, saiba que isso impacta diretamente nos seus rendimentos. Então, é do seu interesse, certo? Vem comigo para entender esse processo. É simples. Vamos começar com uma breve retomada.

O que são ações?

Antes de mais nada, as ações são partes — porcentagens — de uma empresa disponibilizadas na bolsa de valores, à qual você tem acesso por meio de uma corretora. Assim, quando você compra uma ação, você está adquirindo o direito de se tornar um pequeno sócio — ou seja, um sócio minoritário — de determinada companhia.

A partir disso, você começa a ter parte nos lucros dessa empresa da qual você comprou uma porcentagem. Em suma, uma ação é o direito de se tornar sócio de uma empresa listada na bolsa.

Há um outro texto no qual eu explico com mais detalhes o que são as ações.

Como funcionam as ações?

Você já viu que as ações não são papéis ou códigos. Mas se ela é o direito de você se tornar sócio, como isso acontece? Para entender como funcionam as ações, é preciso saber o que está por trás de cada empresa, que é o negócio.

O negócio da empresa é o que faz com que ela ganhe dinheiro. Como assim? Acompanhe comigo o seguinte raciocínio. Toda empresa faz uma transformação: a partir da entrada de mão de obra, de matéria-prima, de energia, ou de outro recurso, ela gera um produto ou serviço.

Leia mais:
Ações de bancos: vale a pena tê-las na carteira?
Ações de energia: vale a pena investir no setor?
Corretora para comprar ações: Qual escolher? Como comprar ativos nela?

A atividade que a empresa realiza por meio de elementos, como os citados acima, vai produzir algo, que por sua vez vai gerar lucro. Uma borracha que passa por determinado processo pode se transformar em um chinelo, certo?

Mas o ponto mais importante é que há uma diferença entre o dinheiro empreendido nos recursos utilizados e o valor do produto ou serviço final. Isto é: o valor final dos produtos ou serviços oferecidos é maior que o valor investido nos recursos iniciais.

Isso significa, retomando o exemplo já dado, que uma borracha solta custa menos que um chinelo já pronto — feito com esse material. Uma vez que existe um processo de transformação, com mão de obra envolvida, o valor agregado é maior.

Lucro

E é exatamente essa diferença entre o recurso inicial e o que ele se torna — ou seja, essa “geração de valor” que acontece no processo de uma empresa — que constitui o principal fator responsável pela ação: o lucro. Ele é a base de toda sua remuneração como acionista.

Sendo assim, o que faz com que as ações sejam um dos investimentos mais bem sucedidos, a longo prazo, é justamente o lucro gerado pela empresa. Uma companhia é feita para gerar valor, ou seja, a intenção é que haja essa diferença entre o valor empreendido no produto, ou serviço (o custo), e o valor final dele.

Dessa forma, para funcionar bem, uma empresa precisa dessa equação bem balanceada, a fim de gerar lucro, de fato. É a partir dele que uma ação funciona.

Como posso ganhar dinheiro com ações?

moeda com símbolo de dinheiro sendo cortada, como referência a como funcionam as ações

Saiba como não perder dinheiro com ações

Certo, você já entendeu que o negócio gera lucro para a empresa e resulta nas ações. Mas como você pode ganhar com isso?

Ao se tornar um sócio minoritário — um acionista, por meio da compra de uma ação na bolsa — você ganha o direito de receber parte do lucro. Sendo assim, quando há uma divisão de lucros da empresa, você vai receber um valor proporcional à porcentagem que você tem da companhia. O seu lucro estará de acordo com a porcentagem que você adquiriu.

Portanto, quanto mais ações você tiver, maior será o seu ganho, em uma eventual distribuição de lucros da empresa da qual você comprou ações. Isso quer dizer que quando o negócio de uma empresa gera lucro, esse caminho — descrito acima — é refeito, mas agora com o próprio lucro, resultando nas ações.

Então, o lucro dividido — também chamado de dividendos ou proventos — entre os acionistas cai diretamente na sua conta da corretora. Sem que você precise fazer mais nada, ele te gera renda passiva. Essa é a forma mais comum pela qual você é remunerado como acionista.

Vale lembrar que existem ainda outras maneira e eu já falei sobre isso. Conheça todas as formas de ganhar dinheiro com ações.

Conheça 3 fundamentos para entender melhor como funcionam as ações e escolher as melhores

Depois de entender como funcionam as ações e como elas te dão um retorno financeiro, percebe-se que há três fundamentos muito importantes que são a base desse funcionamento.

Em primeiro lugar, o lucro. Ele é o primeiro e principal fundamento. O lucro é necessário para manter a empresa de pé, bem como para que a sua ação funcione e gere um bom rendimento para o investidor.

Em seguida, o negócio. Ele é o segundo fundamento, uma vez que, antes de investir na empresa, é preciso conhecer o que ela faz. Disso depende o lucro.

Por fim, o terceiro e último fundamento é a sociedade. De certa forma, é ela quem sustenta o negócio que gera lucro.

E é a partir desses três fundamentos que você será capaz de escolher as melhores ações para investir!

Por isso, no próximo texto, você vai entender melhor o efeito deles nos seus investimentos. Quer aprender mais sobre a metodologia que eu uso para investir? Entre no Grupo de Verdade e tenha acesso a materiais exclusivos para investir com autonomia.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: