Como escolher a melhor Corretora de Valores

Como selecionar a melhor corretora? Qual é a melhor de todas? Sei que há pelo menos uma dezena de posts como esse, mas te garanto que este é diferente.

A diferença é que aqui não há nenhum conflito de interesse. Eu não sou patrocinado por nenhuma corretora, mas, ao contrário, as dicas que vou dar aqui são boas para você que está começando e não tão boas para as corretoras – acabando com todas as minhas chances de ter alguma parceria com elas.

Meu objetivo é te ajudar a investir melhor, com autonomia, e para isso é preciso independência.

Mas, antes de qualquer coisa, você sabe o que é uma corretora?

O que é uma corretora de valores?

Em síntese, uma corretora é uma prestadora de serviços. Ela é uma intermediária entre você e os investimentos.

Por exemplo, um banco é uma instituição financeira que te oferece serviços como cartão de crédito, crédito consignado, empréstimo, etc. A corretora também é uma instituição financeira, mas que oferece esse serviço que te conecta aos investimentos.

A corretora de valores é a ponte entre você e os investimentos

Por que não investir através de bancos?

A resposta é tão simples quanto a escolha de um médico. Suponha que você desconfia ter um problema no coração. Entre um clínico geral e um cardiologista, qual você escolheria? Espero que o cardiologista, um médico especialista no seu problema e não um médico genérico.

A opção por corretoras em detrimento de bancos segue a mesma linha de raciocínio. O leque de serviços prestados por bancos é grande. Assim, na maioria das vezes, seu foco está em créditos e juros. Os investimentos seriam um serviço adicional prestado.

Do outro lado temos a corretora: uma instituição especializada em investimentos, dispondo de uma estrutura que te dá acesso aos investimentos com baixo ou, no melhor caso, nenhum custo.

Portanto, o seu primeiro passo no mundo dos investimentos é justamente abrir conta em uma corretora.

O primeiro critério para a escolha de uma corretora de valores

Esse é o ponto básico que te protegerá de cair em algum golpe e investir em uma corretora de valores fraudulenta: a corretora deve ser registrada pela CVM. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão regulador que envolve os diversos setores da Bolsa brasileira. Um dos pontos regulados é justamente as corretoras.

Escolher corretoras de valores registradas pela Comissão de Valores Mobiliários te protege de golpes ao investir

Como faço para saber se a corretora de valores que estou analisando é registrada pela CVM? Através desse link você tem acesso a lista de todas as corretoras autorizadas pela CVM.

Escolhendo alguma das corretoras da lista, automaticamente você está protegido dessas fraudes.

Critérios irrelevantes ao escolher uma corretora de valores

Antes de seguir com outros critérios que você deve observar ao escolher uma corretora de valores, acho válido mostrar quais critérios você não deve seguir. Acho justo e necessário bater nessa tecla porque é comum encontrá-los em textos e vídeos sobre corretoras mesmo sem fazer sentido nenhum se você quer investir de verdade, da maneira correta.

Eu gostaria de ressaltar o papel da corretora para que fique bem claro para você: uma corretora de valores é apenas o meio, a ponte, entre você e os investimentos. Isso precisa ficar bem claro e é essencial dentro da metodologia de verdade. Ao final do texto você vai entender o porquê.

Critério irrelevante 1: Muitas opções de investimentos

Nos referidos vídeos e textos fala-se que uma corretora de valores é boa quando dá acesso a diversos fundos, a vários produtos, etc. Isso não serve para absolutamente nada.

Se você quer investir com segurança, você não vai usar nenhum desses investimentos. Pelo contrário, você vai fugir deles e investir diretamente nos ativos bons – ações e FIIs – com autonomia.

Eu nunca vi uma corretora de valores que não oferecesse ações e FIIs. Fique tranquilo quanto a isso.

Critério irrelevante 2: Ferramentas das corretoras de investimentos

Normalmente, essas corretoras oferecem ferramentas de análise gráfica, de day trade, etc. Você simplesmente não vai utilizar se quiser se tornar um investidor de verdade.

Você precisa do simples: comprar ações, comprar FIIs e montar sua carteira.

Critério irrelevante 3: Serviços de assessoria

Assessores, chats disponíveis: quanto menos, melhor.

Ter um intermediário entre você e seu investimento implica em:

  • Conflito de interesses
  • Aumento de taxas
  • Redução do retorno
  • Para investir de verdade, basta ter acesso ao ativo. Todo esse serviço torna-se desnecessário.

O que realmente se deve olhar ao escolher uma corretora de valores?

Poupe tempo e dinheiro na escolha de uma corretora de valores olhando para o que realmente interessa

Sim, até agora gastei algumas centenas de palavras para te ensinar o que você não deve olhar. Tudo para evitar que você perca tempo e se confunda, seguindo por um caminho pouco relevante.

Agora vamos ao que realmente interessa: o que realmente vou olhar ao escolher uma corretora?

Facilidade para usar a plataforma

O primeiro está totalmente relacionado à experiência do usuário. A facilidade para usar a plataforma da corretora de valores pode ser verificada pela interface com usuário mais amigável, aplicativo melhor ou site mais rápido.

É um critério subjetivo. Então cabe a você avaliar qual corretora melhor se enquadra nele a partir da sua experiência com ela.

Custos de corretagem e custódia

O mais importante critério a se analisar é esse: custos de corretagem e custódia, ou seja, se a corretora cobra apenas por você ter seu ativo nela.

A grande sacada está em escolher uma corretora de valores cujas taxas são zeradas. Em outras palavras, você deve ser o pior cliente da corretora.

Escolha uma corretora que tem taxa zero para vender ou comprar ativos e não compre nenhum produto em paralelo oferecido por ela. É justamente através desses produtos que a corretora arrecada.

Para cada cliente há um lifetime value (LTV), uma métrica que indica quanto de dinheiro ele gera para a empresa a partir das compras durante o tempo em que mantiver um relacionamento com ela.

Mas você não precisa ficar na média do LTV, lembre-se: seja o pior cliente da corretora aproveitando a taxa zero e evitando desperdiçar dinheiro com assessorias e fundos especiais com maiores taxas.

Em qual corretora de valores devo investir?

Por último e não menos importante, gostaria de indicar algumas corretoras que têm boa estrutura e usabilidade, que já tive conta e já investi por meio delas. E o principal: corretagem zero. São elas:

  • Clear: se eu não me engano, é uma das que têm taxa zero há mais tempo.
  • Rico: zerou as taxas há pouco tempo, te permitindo comprar tanto FIIs quanto ações sem pagar nada.
  • Banco Inter: também oferece uma plataforma de investimento com taxa zero e interface amigável.
  • Easynvest: tem uma taxa bem pequena para ações (próxima de R$ 2,00) e taxa zero para FIIs.

Qual delas é a melhor?

Qualquer uma dessas quatro – ou três se quiser taxa zero total. Escolher uma ou outra não fará diferença nenhuma nos seus investimentos. Sua taxa zero está garantida e o restante é mero detalhe.

Mas não preciso considerar os riscos de cada uma delas?

Lembra que te falei que uma corretora de valores é apenas uma ponte entre você e o investimento? Por isso mesmo você não corre riscos. Afinal, seus ativos não estão na corretora.

Sua ação está na B3, na Bolsa de Valores brasileira, registrada no seu CPF. Caso a corretora venha à falência, suas ações não serão influenciadas.

Mesmo assim ainda estou em dúvida: qual corretora de valores escolho para começar?

Não quero ser repetitivo, mas escolha qualquer uma. Simples, escolha uma e teste. Caso tenha qualquer dificuldade, basta fazer a migração de custódia sem nenhum custo e totalmente online para qualquer outra das três.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: