O que são ações?

Thumb gráfico crescente o que são ações

Descubra quais são os tipos de investimento que você pode fazer e entenda de uma vez por todas o que são ações.

Fala, meu caro! Já parou para pensar que existem diversas formas de se fazer um investimento? Eu sei, você já pensou em ações ou na bolsa de valores.

Antes de tudo, você vai ver alguns tipos de investimentos que você pode fazer para construir um patrimônio. E, em seguida, compreender o que é uma ação.

Tipos de investimentos

Um dos investimentos que muitos fazem é empreender, ou seja, investir em um negócio próprio. Você pode dizer que isso não é para todo mundo e que é algo muito difícil, exigente e arriscado — o que as ações também são, de certa forma.

Mas não podemos negar que, principalmente, durante a pandemia vimos surgir inúmeros novos negócios. Muitos fizeram o que sabiam com as ferramentas que tinham em mãos. Começando do pouco ou até o zero, pegaram suas ideias e fizeram delas um plano de ação com implementação a curto prazo.

É claro que os resultados não vêm rapidamente. Pelo menos essa não é a regra. Nos empreendimentos, geralmente, é preciso velocidade na hora de agir, mas paciência quando se trata de esperar o resultado. Além disso, é necessário qualidade no oferecimento do serviço. E aqui entra também outra forma de investimento: Investir em si mesmo.

Seja para a vida profissional, seja para a pessoal. No primeiro caso — que pode ser no empreendimento, como citado acima — você pode investir em novos equipamentos ou ferramentas, de acordo com o seu trabalho, a fim de melhorar o serviço prestado.

Uma empresa com máquinas novas, um barbeiro com uma boa tesoura ou um professor, que dá aulas on-line, com uma câmera de alta qualidade podem oferecer um trabalho qualificado e mais eficaz.

Além disso, você pode investir em livros, cursos, formações ou outros meios de buscar conhecimento. Quem sabe um dia esse aprendizado se transforme também em um trabalho e te gere uma fonte de renda?!

ganhar dinheiro está por trás de quem quer saber o que são ações

Mas ainda que seja “apenas” para te ajudar em determinada situação da vida não deixa de ser uma forma de investimento, uma vez que te proporciona algum tipo de retorno.

Por aqui falamos sobre investir por meio da bolsa de valores. Mostrei outras duas opções, mas existem vários tipos de investimentos que você pode fazer. Agora, porém, é hora de falar desse, que você realiza por meio da B3, por exemplo.

Há diversas outras opções e modos de ganhar dinheiro e construir patrimônio, mas agora é hora de falar em investimentos na bolsa..

Mas e os investimentos da bolsa?

Calma, eles não ficam de fora. Talvez seja a primeira coisa que você pensa quando ouve a palavra “investimento”. E não está errado. No entanto, muitas vezes — não sempre, mas em regra —, esse tipo de investimento vem em segundo plano, geralmente depois dos que citei acima.

Após um tempo de trabalho e investimento em si mesmo. Isto é: quando você já tem uma certa renda e ao menos um pouco de conhecimento para poder investir. É claro que empreender e investir em ativos demandam estratégias diferentes, mas ambos investimentos podem oferecer ótimos resultados e um bom retorno a longo prazo.

E quando se fala em investir em ativos financeiros, existem inúmeras opções no mercado. Estas são as que você vai ver no mercado com mais frequência:

Tesouro Direto: permite a você investir em Títulos Públicos. Em resumo, você empresta dinheiro ao governo em troca de uma rentabilidade. Saiba como investir em Tesouro Direto e qual o melhor de acordo com a sua finalidade.

Previdência Privada: é um investimento para médio ou longo prazo e tem duas fases, acumulação e resgate. Além disso, é bastante comum no Brasil. Aqui você encontra como ele funciona e suas vantagens e desvantagens, se vale ou não a pena.

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs): por meio dos FIIs, você pode receber mensalmente parte dos aluguéis dos melhores imóveis do país. Com menos de cem reais você investe em um bom fundo. Saiba mais sobre fundos imobiliários.

Criptomoedas: é provável que você já tenha ouvido falar na famosa moeda digital. Escrevi recentemente aqui no blog um texto sobre como as criptomoedas funcionam.

Ações: se eu te perguntar no que você pensa em investir, quando se trata do mercado financeiro, sem dúvida você me responderia que são nas ações. Com certeza, é o tipo de investimento mais conhecido da bolsa. Por isso, vou falar a seguir sobre o que são ações.

Quer um caminho para começar a investir, encontre-o aqui.

Entenda o que são ações

Em primeiro lugar, uma ação não é um papel, um código ou uma sequência de letras e números. Uma ação é o direito de se tornar sócio de uma empresa. Assim, quando você compra uma ação, você se torna um sócio minoritário de tal companhia listada na bolsa.

o que sao ações home broker

Quando uma empresa coloca ações para vender, ela está procurando sócios. Dessa forma, divide a sua propriedade societária em várias partes equivalentes a uma porcentagem da empresa e coloca essas ações à venda na bolsa de valores.

Esse evento chama-se IPO (Initial Public Offering) — oferta inicial, no português. É a primeira vez que a empresa oferece aos investidores a oportunidade de se tornarem sócios minoritários dela, por meio da compra de ações.

Outra coisa importante é que a bolsa de valores é apenas um balcão, um ambiente onde as ações estão a seu dispor. Em suma, é o local onde acontece a compra e a venda das dos ativos. Lembrando que o acesso à bolsa se dá somente por intermédio de uma corretora.

Então, esse é o raciocínio para você entender o que é uma ação. Uma empresa que está a procura de sócios divide-se em parte iguais, a fim de que investidores possam investir nela e, com isso, ter parte em seus lucros.

E, para se tornar esse sócio minoritário, você precisa associar-se a uma corretora, a fim de “entrar” no local onde acontecem as aplicações — na Bolsa de Valores.

Fique por aqui que vou te contar como as ações funcionam e como escolher as melhores entre elas. Enquanto isso, faça parte do nosso  Grupo de Verdade e tenha acesso a conteúdos exclusivos para investir com autonomia.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: