ARTIGOS

Tipos de ações: quais são os mais seguros? | Blog

thumb para o texto tipos de ações

Entenda agora quais são os três grandes tipos de ações e qual deles te dá mais segurança nos seus investimentos.

Fala, meu caro! Você sabia que existem diferentes tipos de ações? E você saberia dizer qual a diferença entre as suas classes? É o que você vai aprender neste texto.

Além disso, você vai entender como cada tipo de ação impacta nos seus investimentos — que, afinal, é o que mais importa. Por fim, é claro, vou indicar a você qual a melhor classe de ação para investir, de acordo com a Metodologia de Verdade, e por quê.

Mas antes vamos lembrar o que são as ações. Vem comigo!

O que são ações?

Antes de mais nada, você precisa entender o que são as ações. Uma ação representa o direito de se tornar sócio de uma empresa. Logo, se você compra uma ação de determinada empresa listada na bolsa, torna-se sócio minoritário dela.

A partir disso, o investidor passa a ter participação nos lucros da empresa. Isso de acordo com a quantidade de ações que ele possui. Por isso, na hora de escolher as melhores ações para compor a sua carteira, conhecer a empresa e, sobretudo, considerar o seu lucro é fundamental.

Sendo assim, quanto mais ações você comprar — ou seja, quanto maior o seu patrimônio acumulado em ações — mais você vai receber quando houver a distribuição dos lucros.

Entende com mais detalhes o que são ações.

Quais são os três principais tipos de ações?

Quando você começa a investir — ou a pesquisar sobre isso —, depara-se com diversas ações de empresas listadas na bolsa. Então, já podemos imaginar que há, sim, diferentes tipos de ações. Aliás, existem diferenças até mesmo entre ações de uma mesma empresa.

Sede da B3, a bolsa de valores brasileira.

Tais distinções chamamos de tipos de ações. Elas representam diferentes classes de ações, que vão refletir, sobretudo, nos direitos que você terá ao adquirir um tipo ou outro de ação. Dessa maneira, existem três grandes tipos de ações mais comuns na bolsa brasileira. São estes: as ações ordinárias (ON), as ações preferenciais (PN) e as ações UNIT.

Ações Ordinárias (ON) – Código 3

As ações ordinárias são também conhecidas pela sigla ON, ou pelo código 3. Isto é, esse tipo de ação é representado por um número 3 ao final do seu código.

Sempre que você compra uma ação, o código dela é composto por quatro letras e um número no final. Esse número, no final, representa justamente a classe de ação. Por isso, uma ação ordinária — ou seja, ação do tipo ON — vai ter o código 3 no final.

Esse tipo de ação se caracteriza por ser o mesmo do sócio majoritário da empresa. Isto é, a ação ordinária é a única que garante o direito de voto em assembleias. Estas são realizadas para tomar as decisões estratégicas da empresa.

Isso não quer dizer que você vai, ou precisa, participar dessas estratégias — nem faz sentido para o sócio minoritário, uma vez que a porcentagem que ele tem da empresa é bem pequena. Então, vamos para a parte mais importante.

Uma vez que a ação ordinária dá o direito de votar nas assembleias, os grandes sócios da empresa — quem manda nela — também possuem esse mesmo tipo de ação, a fim de dirigir a empresa. Portanto, quando nós compramos ações ordinárias, temos exatamente a mesma ação que o sócio majoritário, ou seja, quem comanda a companhia.

Nesse sentido, será muito difícil você ser prejudicado, uma vez que o que acontecer com a sua ação também vai acontecer com a dos sócios majoritários. Sendo assim, ter o mesmo ativo que eles garante a você uma proteção.

Além disso, existem outras garantias, como o tag along, que é obrigatório em ações ordinárias. Entenda aqui como funciona o tag along.

Ações preferenciais (PN) – Código 4

As ações preferenciais são representadas por quatro letras e, no final, o número 4. Elas são diferentes das que os sócios majoritários possuem. Isso porque elas são mais voltadas para os sócios minoritários, com o pressuposto de ser uma ação que receberia mais dividendos.

No entanto, na prática, não há muita diferença no valor recebido pelo dividendo, em relação ao valor investido, entre ações ordinárias e preferenciais. Isso porque o mercado se adapta e ajusta o preço de acordo com o dividendo recebido por cada uma.

A grande questão para a qual você deve se atentar é que essa ação preferencial não oferece a mesma segurança que uma ação ordinária, uma vez que não é a mesma ação que a de um acionista majoritário.

O sócio majoritário e os diretores, que detém a mesma ação que você, não vão fazer nada que a prejudique.

Então, esse tipo de ação não dá direito a participação na assembleia e também não tem a obrigação de possuir tag along, como as ordinárias. Embora algumas possam oferecê-lo.

Seu diferencial seria uma certa preferência na hora de receber os dividendos, mas na realidade, essa diferença, em relação às ações ON, não é relevante.

Ações UNIT – Código 11

As ações UNIT são caracterizadas pelo código 11, ao final. É preciso tomar cuidado para não confundir com os FIIs, que também possuem tal código ao final da sua classificação. Mas basta atentar-se a quais são as letras para identificar.

Mas o que elas são afinal? Ações desse tipo são um pacote, nele você encontra algumas ações ordinárias e algumas preferenciais juntas. Algumas empresas utilizam esse pacote, a fim de vender ambos tipos de ações. Dessa forma, você conta com o direito tanto de uma quanto de outra.

No entanto, na Metodologia de Verdade, prezamos pela segurança, por isso você vai entender que esse não é o melhor tipo de ação para investir.

Qual dos tipos de ações é o mais seguro?

Segurança ao investir é uma das premissas da Metodologia de Verdade. Seu dinheiro precisa estar seguro.

Se você me acompanha ou faz parte do nosso Grupo de Verdade, sabe que uma das premissas da Metodologia de Verdade é você ter segurança na hora de investir o seu dinheiro.

Nesse sentido, vamos levar em conta o seguinte raciocínio: o que pode garantir mais segurança — a você, sócio minoritário, — do que ter exatamente a mesma ação que os majoritários?

Como disse acima, o que acontece com a sua ação também acontece com a dos sócios maiores. Sendo assim, essa é a sua maior proteção.

Portanto, o tipo de ação mais seguro são as ações ordinárias. Por isso, a partir da metodologia de verdade, o ideal é investir utilizando ações ordinárias. E, por consequência, eliminar os outros dois tipos — preferenciais e UNIT.

Quer mais dicas sobre como funcionam os investimentos? Faça parte do nosso Grupo de Verdade, a fim de ter acesso a materiais exclusivos e investir com mais autonomia.

Mais artigos sobre Mercado

2 respostas

  1. Gostaria de saber sobre investimentos em esportes. Basquete, por exemplo. É um bom investimento? Preciso investir valores muito altos, sou nova nesse negócio mas tenho muita vontade de aprender. Obrigada pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: