3 aulas para aprender a investir por conta própria com segurança

00
Dias
00
Horas
00
Min
00
Seg

ARTIGOS

Pesquisar
Close this search box.

Corretora para comprar ações: Qual escolher? Como comprar ativos nela?

Como escolher a melhor corretora para comprar ações? Como comprar na prática cada ativo? É isso que este guia vai te responder!

Fala, meu caro! Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com ações, hoje vou te dar um último empurrão que falta para você comprar seus primeiros ativos de Renda Variável.

Depois deste artigo você não terá mais desculpas para se tornar sócio das maiores empresas do Brasil.

Isso porque eu vou te mostrar como escolher a melhor corretora e como comprar suas ações em corretoras diferentes. Passo a passo, sem enrolação, como comprar ações na prática!

A melhor corretora para comprar ações

Se você me acompanha, sabe que sou bem direto, ou seja, sem enrolação. A melhor corretora não é aquela com mais opções de investimento ou qualquer coisa assim, pois precisamos apenas de uma que atenda a três requisitos básicos.

Regulamentada pela CVM

A CVM é a Comissão de Valores Mobiliários que é responsável por regular diversos setores da nossa bolsa. Uma vez que a corretora é registrada pela CVM, já podemos dizer que ela é segura.

É bem simples saber se a corretora é autorizada pela CVM, pois é só conferir se o nome dela está aqui.

Taxa zero

Você não pode perder dinheiro para corretoras. Um dos principais pontos da nossa metodologia é que você tenha autonomia para investir, ou seja, que escolha seus próprios investimentos sem ficar refém das taxas que as corretoras cobram por seus serviços.

Assim, minha recomendação é que você sempre procure corretoras de taxa zero. Em outras palavras, que te permitam ter acesso aos ativos sem nenhum intermediário, sem serviços de assessoria.

E sim, há algumas corretoras que oferecem planos de taxa zero. E essas não são ideais apenas para quem já tem experiência com investimentos, mas também para você que está dando seus primeiros passos. Portanto, taxa zero é uma característica ideal de uma corretora para investir em Tesouro Direto.

Experiência do usuário

Por fim, a sua experiência enquanto usuário não pode ser desconsiderada. Mas esse é um critério subjetivo: entre aquelas que atendem aos critérios anteriores, você pode escolher a que a interface com o usuário mais te agradar.

Quer saber mais? Dê uma olhada no texto Como escolher a melhor corretora de valores.

Corretora para comprar ações: como investir na prática

Eu disse que seria sem enrolação, não é verdade? Pois bem, vamos direto por a mão na massa. Para isso, vou te mostrar como comprar ativos em corretoras diferentes que atendem aos nossos primeiros critérios.

Como o terceiro é subjetivo, então vou mostrar o mesmo processo em 3 corretoras.

Comprar ações na Rico

Assim que abrir sua conta e logar, sua página inicial da rico será assim:

página inicial da rico corretora para comprar ações

Ao selecionar o menu “Investimentos” na borda superior da tela, a primeira opção será “ações”. É isso que nós queremos.

No topo da página você verá algumas informações sobre os seus investimentos:

corretora para comprar ações comprando ações na Rico

E, enfim, rolando até o final da página você vai encontrar a tela de negociações que é bem simples.

corretora para comprar ações painel rico

Há, em resumo, três pontos que você precisa se atentar: código da ação (1), quantidade (2) e preço a mercado (3). Ou seja, você sempre precisará ter em mãos o código da ação (ticker) – por exemplo, escolhi uma ação do Itaú cujo código é ITUB3 –, a quantidade de ações que deseja comprar e o deverá sempre escolher comprar pelo preço “a mercado”, o preço que a ação está custando agora. No caso da Rico, essa opção se chama “Melhor oferta” – basta assinalá-la.

Mercado fracionado

Aqui vai uma dica importante para você conseguir começar a investir mesmo com pouco dinheiro disponível. Na última imagem, quando selecionei a ITUB3, a corretora de imediato informa a quantidade mínima de 100 ações.

Informando o ticker ITUB3 só é possível comprar lotes de 100 ações (100, 200, 300, etc). Porém, veja o que ocorre quando eu adiciono um F ao final do código, ITUB3F:

Bem-vindo ao mercado fracionado, onde você consegue comprar ações do Itaú com menos de R$ 23,00.

Então, sempre que quiser comprar poucas ações, basta adicionar um “F” no final do identificador.

Comprar ações na NuInvest

Logo que acessar sua conta da NuInvest, a seguinte página inicial irá aparecer. Nela, selecione na borda superior “Renda Variável”.

página inicial da NuInvest corretora para comprar ações

Uma vez selecionada a “Renda Variável”, na nova página, passando o mouse por cima de “Renda Variável” na lateral esquerda da tela, aparecerá um novo menu. Nele, selecione “Ações, FIIs, ETFs e BDRs”:

Na nova tela, basta ter em mãos o código da ação e procurar por ela.

Então é só informar a quantidade e escolher sempre o valor a mercado, ou seja, o valor que aquela ação custa no exato momento da compra.

Lembre-se: para comprar ações unitárias, basta incluir um “F” no final do código da ação.

Comprar ações na Clear

Nossa última corretora é a Clear. Zero taxas, está na CVM e a interface pode te agradar. Ou seja, atende aos nossos requisitos de boa corretora para comprar ações.

Passo 1: Assim que logar na sua conta, você verá a seguinte tela:

Clear página inicial

Passo 2: Ao selecionar o “Menu” na tela inicial, o conjunto de opções a seguir vai aparecer na sua tela. Nele, entre as opções de “RENDA VARIÁVEL”, vamos selecionar “Swing Trade”.

A seguinte tela vai aparecer logo após selecionar o Swing Trade:

Passo 4: Selecionando no canto superior esquerdo “NOVO ATIVO”, uma nova tela vai aparecer. Nela buscamos o ativo que queremos por seu código:

Passo 5: Uma vez selecionada a ação, resta apenas incluir a quantidade. Certifique-se também que o Tipo de Ordem “A mercado” foi selecionado.

corretora para comprar ações clear

Quer saber como investir seus primeiros R$ 1000,00 em ações? Dê uma olhada aqui: Investimento em ações para iniciantes: o que fazer com 1000 reais?

Conclusão

Agora você já consegue escolher a melhor corretora para você. Com este passo a passo em três corretoras diferentes não há mais motivos para não começar a comprar suas ações.

Quer saber mais sobre ações e outros investimentos? Faça parte do nosso Grupo de Verdade e tenha acesso a conteúdos novos toda semana!

Picture of Matheus Nogueira
Matheus Nogueira

Mais artigos sobre Renda Variável

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: