3 aulas para aprender a investir por conta própria com segurança

00
Dias
00
Horas
00
Min
00
Seg

ARTIGOS

Pesquisar
Close this search box.

Mercado de ações para iniciantes: o que você precisa saber

thumb do post mercado de ações para iniciantes, ilustrada por uma moeda, um cifrão e histrogramas

Você está pensando em começar a investir? Entenda o que você precisa saber sobre o mercado de ações para iniciantes.

Fala, meu caro! Você pode ser iniciante no mundo dos investimentos, mas com certeza, já ouviu falar das ações. Afinal, são os investimentos mais conhecidos da bolsa. No entanto, isso não quer dizer que todos conheçam como elas funcionam.

O investidor que começa querendo logo ganhar dinheiro, procurando um retorno imediato, pode acabar perdendo muito, pois não é assim que esse ativo funciona. Aliás, você sabe o que são as ações e como ganhar dinheiro com elas?

Fique por aqui, é sobre isso que eu vou falar no texto de hoje, mercado de ações para iniciantes. Vamos lá!

O que é uma ação?

Quando se trata de ações, a primeira coisa de que você precisa ter clareza é que uma ação não é um papel ou um código apenas. Ela é o direito de o investidor se tornar sócio minoritário de uma empresa listada na bolsa de valores.

Ou seja, ao comprar uma ação, você está comprando um pedaço daquela empresa, que foi dividida em várias partes. Sendo assim, você passa a ter parte nos lucros da companhia da qual você é sócio, de acordo com a quantidade de ações que você comprou.

Isso significa que quanto mais ações você tiver, mais você vai receber na distribuição dos lucros da empresa, por exemplo. Mas não é só isso. Não adianta pensar em sair comprando muitas ações. Em primeiro lugar, é preciso ter conhecimento na hora de adquirir uma ação, a fim de investir de verdade e não perder dinheiro.

Lembrando que o acesso à bolsa de valores se dá por meio de uma corretora de valores. Ao abrir uma conta numa corretora, você passa a ter acesso ao mercado e pode começar a comprar e vender os ativos disponíveis, como as ações.

Saiba aqui como escolher as melhores ações para compor a sua carteira.

Mercado de ações para iniciantes: como se ganha dinheiro com elas?

Mercado de ações para iniciantes, seu dinheiro sai da carteira e cresce investido.

Agora que você já entendeu o que são as ações, deve estar se perguntando como então ganhar dinheiro com elas.

Lembra que eu disse que comprar uma ação é comprar o direito de receber parte dos lucros da empresa? É assim que você ganha dinheiro com ações. Mas existem várias formas para isso. O custo de uma ação vai depender do lucro que a empresa tem — quanto maior o lucro, maior o valor do ativo.

Se o lucro de uma empresa é de 1 milhão, 1% dele vai ter um custo x, no entanto se esse lucro dobra, a ação também vai custar 2x mais. Portanto, o lucro da empresa e a quantidade de ações que você tem são fatores que influenciarão na sua rentabilidade.

Três formas de ganhar dinheiro no mercado de ações

A distribuição de lucros de uma empresa — o que também é chamado de proventos — é a primeira forma de ganhar dinheiro com ações. E também a mais simples. Você não precisa fazer mais nada além de ter as ações, assim quando a empresa decide dividir parte de seu lucro com os seus acionistas, esse dinheiro cai direto na conta da sua corretora.

Uma outra forma por meio da qual você pode ganhar dinheiro com ações é quando a empresa resolve não distribuir seu lucro entre os acionistas, mas usar tal valor para investir em si mesma. Calma, isso não quer dizer que você vai sair perdendo.

Quando você investe em si mesmo, no seu trabalho, no seu negócio etc., sem dúvida, você está buscando melhorar em algum aspecto. O mesmo acontece quando a empresa faz isso. Uma empresa investe em si mesma com o objetivo de se tornar mais eficiente e gerar mais lucro.

Por isso, no fim, o investidor também ganha, pois quando a companhia começar a ter mais lucro, sua parte da empresa — que é o título, a ação — também terá um valor maior. Isso significa que você ganha com a valorização das ações. E quando a empresa já tiver crescido o suficiente, esse investimento se transforma em renda passiva para você.

Há ainda uma terceira forma de ganhar dinheiro com ações: a recompra de ações. Por diversos motivos, uma empresa pode se dirigir ao mercado e comprar as suas próprias ações. Qual é a vantagem disso para o acionista?

Um dos benefícios é o aumento do valor das cotas. Isso porque o valor de mercado continua o mesmo, mas com a redução do total de ações — devido à recompra e ao cancelamento de algumas delas por parte da empresa —, o valor de cada uma vai subir.

Portanto, a participação dos acionistas nos lucros da companhia aumenta, uma vez que cada ação representa uma parcela maior do capital da empresa.

Foco no longo prazo

Depois de descobrir quais são as três formas de ganhar dinheiro com ações, com certeza, você já entendeu a importância do lucro para a empresa. E, claro, para o investidor — além de entender o mercado de ações para iniciantes.

Mas, da mesma forma que para quem investe em um negócio próprio o lucro vem com o tempo, investir em ações também é algo a longo prazo. Ou seja, se você deseja — e eu creio que sim — construir o seu patrimônio investindo na bolsa, isso vai levar tempo.

O elemento que faz com que as ações sejam um dos investimentos mais bem sucedidos a longo prazo é o lucro gerado pela empresa. O potencial de retorno a longo prazo é muito maior.

Não tem outro jeito, porque é somente no longo prazo que o valor das ações vai acompanhar o lucro da empresa. O que vai refletir na sua parte, como sócio. Perceba que as formas de ganhar dinheiro com ações, das quais falei acima, estão relacionadas também à geração de lucro da empresa.

Por isso, não tenha pressa. É o que eu ensino na Metodologia de Verdade, o lucro é um dos principais fundamentos na hora de escolher uma ação — e ele cresce com o passar do tempo. Portanto, essa é uma das primeiras coisas que você precisa levar em conta ao começar a investir: o que importa para as ações é o longo prazo.

Receba conteúdos exclusivos sobre a metodologia que eu uso para investir: faça parte do nosso Grupo de Verdade.

Picture of Matheus Nogueira
Matheus Nogueira

Mais artigos sobre Ações, Renda Variável

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: