3 aulas para aprender a investir por conta própria com segurança

00
Dias
00
Horas
00
Min
00
Seg

ARTIGOS

Pesquisar
Close this search box.

Tipos de FIIs: descubra o melhor para você investir

Você sabe quais os tipos de FIIs? Descubra quais são os melhores para você ter na sua carteira e começar a investir.

Fala, meu caro! Você já investe em Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) ou está pensando em começar? Quer saber quais são os melhores tipos para compor a sua carteira? Então fique por aqui!

Já falei aqui no blog o que são os FIIs e como eles funcionam. Neste post, eu vou te mostrar quais são os melhores tipos de FIIs para você montar a sua carteira. Além disso, vou te contar em qual você não deve investir e por quê.

Em seguida, você estará pronto para montar ou reformular a sua carteira de investimentos em FIIs, contando com os melhores tipos de FIIs do mercado.

Fundos imobiliários e renda passiva

Os FIIs são ativos de renda variável negociados na Bolsa de valores. Assim como as ações, também estão ligados a ativos da economia real e não têm rendimento fixo. Enquanto as ações estão relacionadas a empresas, os FIIs dizem respeito aos imóveis.

Quando você compra uma cota — um fundo — é como se você fosse um pequeno sócio daquele empreendimento. Por isso, passa a receber parte do lucro dos aluguéis todos os meses. E ainda se beneficia com a valorização do imóvel.

Dessa forma, você tem uma renda passiva mensal, isto é, aquela renda que você recebe sem ter dispensado um esforço para alcançá-la.

Eu já disse que considero os FIIs um dos 7 ativos que não podem faltar na sua carteira.

Benefícios de investir em FIIs

Além disso, tem vantagens como não precisar investir um grande capital para receber renda passiva dos melhores imóveis do país. Se você escolher bem, vai pagar pouco ou nada de impostos. E os FIIs ainda te dão uma alta liquidez.

Agora, vai ver quais são os melhores tipos de FIIs para você ter na carteira. Esse é um dos filtros mais importantes para te direcionar e te ajudar a escolher os melhores FIIs.

Se você está procurando a melhor corretora para investir em FIIs, confira aqui.

4 tipos de FIIs

galpões logísticos de um dos tipos de fiis mais rentáveis
Perini Business Park, imóvel pertencente ao HGLG11, o maior fundo de galpões logísticos da bolsa de valores.

FIIs de Tijolos: o melhor dos tipos de FIIs

Esse é o nome mais utilizado no mercado para classificar os FIIs de renda. Aqueles que, de fato, possuem os imóveis e recebem deles um aluguel. São os FIIs com mandato de finalidade de renda.

Os FIIs de tijolo estão em primeiro lugar no ranking dos três melhores tipos de FIIs para compor a sua carteira! Por isso, eles devem ocupar a maior parte da sua carteira de investimentos em FIIs.

Esses FIIs são voltados para a compra de imóveis que já existem — ou seja, estão prontos e, às vezes, até possuem inquilinos —, a fim de utilizar o aluguel deles para distribuir a você, cotista.

Quando você investe em um imóvel pronto, acaba tendo um risco muito menor e, em contrapartida, um fluxo de geração de renda passiva bem grande. O que é exatamente o nosso objetivo!

FIIs de Papel

São os FIIs que investem em em títulos financeiros ligados ao mercado imobiliário, em contratos de direito de recebimento dos aluguéis. Tais como CRI, LCI, LH. Eles são mais focados no direito de receber o aluguel do que em investir em outros FIIs.

Esses FIIs possuem mandato de finalidade TVM (Títulos e Valores Imobiliários), menos os Fundos de Fundos.

Os FIIs de papel são os segundo melhor tipo de FIIs para você investir. Eles possuem características específicas que fazem com que ele seja um ótimo tipo de FII para compor a sua carteira.

Desse modo, uma das maiores vantagens é que eles possuem uma grande diversificação. Além disso, contam como uma uma rápida adaptação a mudanças de inflação.

FIIs de Desenvolvimento

Estes são uma junção dos dois mandatos de finalidade de desenvolvimento. Nesse sentido, são a união dos FIIs de desenvolvimento para venda com os de desenvolvimento para renda.

Esses dois possuem características parecidas, por isso se encaixam no mesmo tipo de FII. No entanto, para que este tipo de FII possa estar na sua carteira, sem prejuízo, será preciso excluir os de desenvolvimento para venda.

Os FIIs de desenvolvimento para renda, embora tenham um risco maior, podem compor a sua carteira como estratégia individual. Lembrando que a porcentagem deve ser bem pequena, uma vez que faz parte do ponto central da estratégia.

Fundos de fundos (FOFS) não é um dos melhores tipos de FIIs

Os FOFS também estão dentro do mandato de finalidade TVM. São FIIs que investem em outros FIIs.

Ele, definitivamente, não está entre os melhores tipos de FIIs, já que não faz sentido colocar mais um intermediário para investir em um ativo que você mesmo pode investir.

Além disso, os Fundos de Fundos cobram uma taxa. Então, você estará não só incluindo um mediador, mas também pagando um valor para investir em ativos que você mesmo pode fazer e cujo acesso você tem.

A performance histórica desse tipo de ativo também não é boa. A grande maioria fica abaixo da média do mercado de FIIs. Portanto não é nada vantajoso investir nesse ativo.

Conclusão

Então, chegamos a seguinte conclusão: se você possui Fundos de Fundos na sua carteira, você deve tirá-los, uma vez que você já viu que não faz sentido, não é vantajoso, investir neles.

Por outro lado, se acaso a maior parte da sua carteira não é composta pelos dois melhores tipos de FIIs — os de tijolos e os de papel —, é isso que você deve fazer!

Lembrando que nos FIIs de tijolo, você investe diretamente em imóveis, recebendo o seu aluguel todo mês. Enquanto nos FIIs de papel, você também recebe os aluguéis dos imóveis, mas de forma indireta, por meio de contratos e direitos (do recebimento).

E, por último, não se esqueça de que para ter uma estratégia com os FIIs de desenvolvimento, você deve eliminar os de venda e focar nos de renda. E, ainda assim, a porcentagem deve ser baixa.

Eu já falei também sobre 10 indicadores para encontrar os melhores fundos imobiliários. Depois dê uma conferida.

Agora que você já sabe quais são os melhores principais tipos de FIIs, chegou a hora de investir de verdade! Quer saber mais sobre FIIs e outros investimentos? Faça parte do nosso Grupo de Verdade e tenha acesso a conteúdos novos toda semana!

Picture of Matheus Nogueira
Matheus Nogueira

Mais artigos sobre Fundos Imobiliários, Renda Variável

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: