Como escolher a melhor corretora para Fundos Imobiliários? Como comprar na prática um FII? É isso que este guia vai te responder!
Fala, meu caro! Agora que você já sabe o que são fundos imobiliários e como investir neles, hoje vou te dar um último empurrão que falta para você comprar seus primeiros FIIs.
Depois deste artigo você não terá mais desculpas para receber aluguéis dos melhores imóveis do Brasil.
Isso porque eu vou te mostrar como escolher a melhor corretora e como comprar seus FIIs em corretoras diferentes. Passo a passo, sem enrolação, como comprar FIIs na prática!
A melhor corretora para Fundos Imobiliários
Se você me acompanha, sabe que sou bem direto, ou seja, sem enrolação. A melhor corretora não é aquela com mais opções de investimento ou qualquer coisa assim, pois precisamos apenas de uma que atenda a três requisitos básicos.
Regulamentada pela CVM
A CVM é a Comissão de Valores Mobiliários que é responsável por regular diversos setores da nossa bolsa. Uma vez que a corretora é registrada pela CVM, já podemos dizer que ela é segura.
É bem simples saber se a corretora é autorizada pela CVM, pois é só conferir se o nome dela está aqui.
Taxa zero
Você não pode perder dinheiro para corretoras. Um dos principais pontos da nossa metodologia é que você tenha autonomia para investir, ou seja, que escolha seus próprios investimentos sem ficar refém das taxas que as corretoras cobram por seus serviços.
Assim, minha recomendação é que você sempre procure corretoras de taxa zero. Em outras palavras, que te permitam ter acesso aos ativos sem nenhum intermediário, sem serviços de assessoria.
E sim, há algumas corretoras que oferecem planos de taxa zero. E essas não são ideais apenas para quem já tem experiência com investimentos, mas também para você que está dando seus primeiros passos. Portanto, taxa zero é uma característica ideal de uma corretora para investir em Tesouro Direto.
Experiência do usuário
Por fim, a sua experiência enquanto usuário não pode ser desconsiderada. Mas esse é um critério subjetivo: entre aquelas que atendem aos critérios anteriores, você pode escolher a que a interface com o usuário mais te agradar.
Quer saber mais? Dê uma olhada no texto Como escolher a melhor corretora de valores.
Corretora para fundos imobiliários: como investir na prática
Eu disse que seria sem enrolação, não é verdade? Pois bem, vamos direto por a mão na massa. Para isso, vou te mostrar como comprar ativos em corretoras diferentes que atendem aos nossos primeiros critérios.
Como o terceiro é subjetivo, então vou mostrar o mesmo processo em 3 corretoras.
Comprar FIIs na Rico
Assim que abrir seu aplicativo da Rico, sua página inicial será semelhante a esta:
Não se confunda. Aqui devemos selecionar “Renda Variável” e não “Fundos de Investimentos”.
Ao selecionar o menu “Renda Variável“, na tela seguinte, basta selecionar “Adicionar ativos”.
Agora é hora de adicionar o ticker ou o código do FII, como fazemos com as ações.
Como exemplo, vou adicionar o BRCR11, o BC FUND:
Então você adiciona o ativo à sua página de Renda Variável.
Agora é só clicar em comprar:
Você está prestes a comprar o ativo. Basta selecionar a quantidade e veja se a opção “melhor oferta” está selecionada. Assim você compra o ativo pelo preço que está custando agora, que chamamos de preço “a mercado”.
Não faz sentido dentro da metodologia de verdade comprar o FII apenas quando ele atingir algum preço específico. Se o FII é bom, o preço por cota é a menor das preocupações.
Depois de selecionar “Avançar”, o App da Rico vai te pedir para confirmar se as informações estão corretas. Então é só gerar a ordem de compra:
Pronto, se você escolher a Rico como corretora para Fundos Imobiliários, são só esses passos que precisa seguir.
Comprar FIIs na NuInvest
Logo que acessar sua conta da NuInvest, a seguinte página inicial irá aparecer. Nela, selecione na borda superior “Renda Variável”.
Uma vez selecionada a “Renda Variável”, na nova página, passando o mouse por cima de “Renda Variável” na lateral esquerda da tela, aparecerá um novo menu. Nele, selecione “Ações, FIIs, ETFs e BDRs”:
Na nova tela, basta ter em mãos o código do FII e procurar por ele. Por exemplo, vou procurar pelo FII HGLG11.
Assim que selecionar o FII – o coração serve apenas para adicioná-lo aos favoritos – uma janela nova vai se sobrepor à antiga com algumas informações.
Então é só selecionar a quantidade de cotas que quer comprar e finalizar a compra.
Lembre-se de escolher o valor “a mercado”, nesse caso, “por melhor preço”.
Comprar FIIs na Clear
Nossa última corretora é a Clear. Zero taxas, está na CVM e a interface pode te agradar. Ou seja, atende aos nossos requisitos de boa corretora para comprar FIIs.
Passo 1: Assim que logar na sua conta, você verá a seguinte tela:
Passo 2: Ao selecionar o “Menu” na tela inicial, o conjunto de opções a seguir vai aparecer na sua tela. Nele, entre as opções de “RENDA VARIÁVEL”, vamos selecionar “Swing Trade”.
A seguinte tela vai aparecer logo após selecionar o Swing Trade:
Passo 4: Selecionando no canto superior esquerdo “NOVO ATIVO”. Busque nela o ativo desejado por seu código. Eu escolhi o KNCR11.
Passo 5: Uma vez escolhido o FII (1), marque a opção “A mercado” no Tipo de Ordem (2) e selecione a quantidade de cotas (3). Agora é só comprar e aguardar sua renda passiva.
Conheça 10 indicadores para escolher os melhores FIIs da Bolsa.
Conclusão
Agora você já consegue escolher a melhor corretora para você. Com este passo a passo em três corretoras diferentes não há mais motivos para não começar a comprar seus FIIs.
Quer saber mais sobre FIIs e outros investimentos? Faça parte do nosso Grupo de Verdade e tenha acesso a conteúdos novos toda semana!