3 aulas para aprender a investir por conta própria com segurança

00
Dias
00
Horas
00
Min
00
Seg

ARTIGOS

Pesquisar
Close this search box.

Corretora para Tesouro Direto: Qual escolher? Como comprar ativos?

corretoras de investimentos para iniciantes

Como escolher a melhor corretora para investir no Tesouro Direto? Como comprar na prática cada ativo? É isso que este guia vai te responder!

Fala, meu caro! Agora que você já sabe como investir no Tesouro Direito, hoje vou te dar um último empurrão que falta para você comprar seus primeiros ativos de Renda Fixa.

Depois deste artigo você não terá mais desculpas para fazer seus primeiros investimentos.

Isso porque eu vou te mostrar como escolher a melhor corretora e como comprar seus ativos em três corretoras diferentes. Passo a passo, sem enrolação, como comprar Tesouro Direto na prática!

A melhor corretora para Tesouro Direto

Se você me acompanha, sabe que sou bem direto, ou seja, sem enrolação. A melhor corretora não é aquela com mais opções de investimento ou qualquer coisa assim, pois precisamos apenas de uma que atenda a três requisitos básicos.

Regulamentada pela CVM

A CVM é a Comissão de Valores Mobiliários que é responsável por regular diversos setores da nossa bolsa. Uma vez que a corretora é registrada pela CVM, já podemos dizer que ela é segura.

Para saber se a corretora é autorizada pela CVM, basta conferir se o nome dela está aqui.

Taxa zero

Você não pode perder dinheiro para corretoras. Um dos principais pontos da nossa metodologia é que você tenha autonomia para investir, ou seja, que escolha seus próprios investimentos sem ficar refém das taxas que as corretoras cobram por seus serviços.

Assim, minha recomendação é que você sempre procure corretoras de taxa zero. Em outras palavras, que te permitam ter acesso aos ativos sem nenhum intermediário, sem serviços de assessoria.

E sim, há algumas corretoras que oferecem planos de taxa zero. E essas não são ideais apenas para quem já tem experiência com investimentos, mas também para você que está dando seus primeiros passos. Portanto, taxa zero é uma característica ideal de uma corretora para investir em Tesouro Direto.

Experiência do usuário

Por fim, a sua experiência enquanto usuário não pode ser desconsiderada. Mas esse é um critério subjetivo: entre aquelas que atendem aos critérios anteriores, você pode escolher a que a interface com o usuário mais te agradar.

Quer saber mais? Dê uma olhada no texto Como escolher a melhor corretora de valores.

Corretora para Tesouro Direto: como investir na prática

Eu disse que seria sem enrolação, não é verdade? Pois bem, vamos direto por a mão na massa. Para isso, vou te mostrar como comprar ativos em corretoras diferentes que atendem aos nossos primeiros critérios.

Como o terceiro é subjetivo, então vou mostrar o mesmo processo em 3 corretoras.

Tesouro Direto na Rico

Assim que abrir sua conta e logar, sua página inicial da rico será assim:

Página inicial da Rico

Saiba O que é renda fixa e qual é a sua função na sua carteira.

Quando falamos em renda fixa, a melhor opção que temos é o Tesouro Direto. Por isso, na aba “investimentos”, selecionamos a opção “Tesouro Direto”.

Clique aqui e confira Tudo o que você precisa saber sobre o Tesouro Direto.

corretora para Tesouro Direto renda fixa na Rico

Nossas melhores opções são Tesouro Selic e IPCA+. Se quiser entender melhor o porquê, dê uma olhada aqui: Os melhores investimentos de renda fixa.

Assim, se quero construir minha reserva de emergência, a melhor opção é o Tesouro Selic. Atenção: sempre com o vencimento mais próximo. Hoje esse vencimento é 2025.

Vou escolher o Tesouro Selic 2025 para seguir com a demonstração.

corretora para Tesouro Direto na Rico

Assim que selecionar o ativo, uma nova janela vai aparecer. Nela, basta preencher o valor que deseja investir – ou guardar, no caso de uma reserva –, colocar sua assinatura e comprar.

corretora para Tesouro Direto Tesouro Selic na Rico

Pronto! Você acaba de comprar seu primeiro ativo de renda fixa. O mesmo processo deve ser seguido para o tesouro IPCA+. Lembre-se de nunca escolher algum com “juros semestrais”. E o motivo já disse aqui.

Tesouro Direto na NuInvest

Outra corretora que atende aos nossos dois primeiros requisitos é a NuInvest. O caminho é semelhante. Então vamos lá:

Passo 1: Na página inicial, selecione “Investir”:

 NuInvest painel inicial

Passo 2: Uma nova janela, com layout bem diferente da outra, será aberta. No canto esquerda, a primeira opção é “Renda fixa”. Apenas de aproximar o cursor você já terá um menu com opções de ativos. Mais uma vez, escolha o Tesouro Direto.

Corretora para Tesouro Direto Painel de Investimentos da NuInvest Renda Fixa

Passo 3: Na nova aba, role a página de opções e, então, selecione o ativo que deseja adquirir. Para variar um pouco, vou escolher o IPCA+ desta vez.

Lembre-se: jamais escolha algum prefixado porque se a inflação subir, você corre o risco de perder seu poder de compra. Saiba mais aqui.

Corretora para Tesouro Direto comprar na NuInvest

Passo 4: Insira o valor que deseja investir e pronto.

Ps: Esse aviso de “negociação suspensa” só apareceu porque tirei o print a noite, fora do horário comercial.

corretora para Tesouro Direto Tesouro IPCA+ NuInvest

Tesouro Direto na Clear

Nossa última corretora é a Clear. Zero taxas, está na CVM e a interface pode te agradar. Ou seja, atende aos nossos requisitos de boa corretora para Tesouro Direto.

Passo 1: Assim que logar na sua conta, você verá a seguinte tela:

Clear página inicial

Passo 2: Ao selecionar o “Menu” na tela inicial, o conjunto de opções a seguir vai aparecer na sua tela. Contudo, única opção para Renda Fixa será a que queremos: Tesouro Direto.

corretora para Tesouro Direto clear dashboard escolher investimento

Passo 3: Depois que selecionar o Tesouro Direto, aquelas opções já conhecidas vão aparecer.

A listagem completa das opções de tesouro vai aparecer logo depois dos destaques. É importante evitar ruídos ou tentativas de sedução das corretoras, pois nem sempre o que oferecem é o melhor para você. Pode ser o melhor para elas, mas o pior para você.

Por isso prezamos por autonomia e independência por aqui.

Agora é só escolher qual ativo você deseja comprar.

corretora para Tesouro Direto clear

Em tempos de crise, ainda vale a pena investir em ações? Saiba mais no texto Onde investir na crise.

Conclusão

Agora você já consegue escolher a melhor corretora para você. Com este passo a passo em três corretoras diferentes não há mais motivos para não começar.

Quer saber mais sobre Tesouro Direto e outros investimentos? Faça parte do nosso Grupo de Verdade e tenha acesso a conteúdos novos toda semana!

Picture of Matheus Nogueira
Matheus Nogueira

Mais artigos sobre Renda Fixa

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: