3 aulas para aprender a investir por conta própria com segurança

00
Dias
00
Horas
00
Min
00
Seg

ARTIGOS

Pesquisar
Close this search box.

Investimento em ações para iniciantes: como começar?

Descubra o melhor investimento em ações para iniciantes e como escolher as melhores para compor a sua carteira.

Fala, meu caro! Investir em ações pode parecer desafiador se você está começando, mas a boa notícia é que você também pode entrar nesse universo e construir seu patrimônio. Vamos abordar conceitos fundamentais, como o que são ações, como elas funcionam e qual a melhor maneira de ganhar dinheiro com elas.

Em seguida, vamos falar neste artigo qual é o primeiro passo para você começar a investir e como escolher as melhores ações, a fim de que você tenha uma carteira de investimentos de verdade. Isto é, que gere cada vez mais renda para você. Vem comigo!

Investimento em ações para iniciantes: a bolsa de valores

A B3 — Brasil, Bolsa, Balcão — é a principal bolsa de valores do Brasil e uma das maiores da América Latina. Sua história remonta ao século XIX, quando as primeiras bolsas de valores foram estabelecidas no Brasil. E, ao longo dos anos, a bolsa evoluiu para se tornar um centro moderno de negociação, onde investidores podem comprar e vender diversos tipos de ativos financeiros.

No mercado da B3, além de ações de empresas de diversos setores, são negociados outros instrumentos financeiros como títulos de renda fixa, contratos futuros, ETFs (Exchange Traded Funds) e muito mais. Essa diversidade de ativos oferece aos investidores uma gama de oportunidades para construir uma carteira de investimentos sólida.

Já contei aqui no blog a história da B3, qual sua importância para os investimentos e como investir na bolsa, confira aqui.

O que são ações?

Investir em ações significa se tornar um sócio de uma empresa. Imagine que uma empresa está crescendo e precisa de recursos para expandir seus negócios. Em vez de recorrer a empréstimos, a empresa pode decidir abrir seu capital, dividindo-se em pequenas partes chamadas de ações. Ao adquirir ações dessa empresa, você se torna um acionista, o que significa que você possui uma parte da empresa proporcional ao número de ações que comprou.

Uma vez que as ações representam pedaços do capital social da empresa, elas conferem aos investidores o direito de participar dos lucros, através de dividendos. Além disso, você pode ter o direito de ter voz nas decisões importantes da empresa, como a eleição de diretores e outras questões estratégicas — dependendo da quantidade de ações que você possui. 

Saiba de forma mais detalhada o que são ações e como elas funcionam.

Como se ganha dinheiro com ações?

Em primeiro lugar, quando você investe em ações, você está comprando o direito de fazer parte dos lucros da empresa. Esses lucros podem ser distribuídos de duas formas principais: através do recebimento de dividendos e da valorização das ações.

Investimento em ações para iniciantes, mão dando dinheiro para bonecos de madeira.

A primeira forma de ganhar dinheiro com ações é recebendo proventos. Quando uma empresa distribui parte dos seus lucros entre os acionistas, você também recebe sua parcela diretamente na sua conta da corretora. Em relação à valorização das ações, à medida que a empresa prospera e gera mais lucro, o valor das suas ações também tende a aumentar, permitindo a você vender essas ações por um preço mais alto do que comprou, gerando assim um lucro.

Além disso, tem a recompra de ações pelas empresas. Isso pode aumentar sua participação nos lucros, uma vez que, ao comprar suas próprias ações no mercado, a empresa aumenta a fatia de lucros disponível para os acionistas restantes.

Descubra como ganhar dinheiro com ações.

Investimento em ações para iniciantes: como começar?

Abrir uma conta em uma corretora

Para começar a investir, você vai precisar abrir uma conta em uma corretora de valores — é o primeiro passo. Pense na corretora como a ponte que liga você ao mercado de ações. Através dela, você poderá ter acesso à Bolsa de Valores, a fim de comprar e vender ações das empresas que lá estão listadas. 

Na hora de escolher uma corretora, o mais importante é que ela seja regulamentada pela CVM, tenha taxa zero e conte com uma plataforma amigável. É isso que você vai precisar, porque o segredo é ser o pior cliente da sua corretora. A maioria dos serviços pelos quais você pagaria uma taxa são desnecessários para você investir de verdade.

Aprenda como escolher a melhor corretora.

Escolher boas ações

Se você quer aprender a escolher as melhores ações, deve focar em três fundamentos na hora de escolher uma empresa para investir. 

Em primeiro lugar, o lucro. Ele é a base da empresa, uma vez que está ligado à remuneração que você recebe como acionista — por meio de dividendos, renda passiva ou valorização da ação. Investir em empresas com lucros sólidos é fundamental.

Investimento em ações para iniciantes, gráfico mostrando aumento de lucro.

Em seguida, entender o negócio da empresa é fundamental. Isso não apenas revela como o lucro é gerado, mas também prevê o potencial de crescimento futuro e os riscos. Por isso, analisar indicadores de produção e inovação é um ponto crucial.

O terceiro alicerce é a estrutura social. Conhecer a sociedade da empresa é essencial para proteger seus direitos como acionista. Sendo assim, é bom investigar a estrutura da empresa, os níveis de governança e as proteções legais, a fim de garantir a sua participação.

Além disso, é importante não se concentrar apenas no preço da ação, pois os preços refletem o valor real da empresa. O mercado já é eficiente nesse sentido. Se você focar nos fundamentos sólidos da empresa — descritos acima — você, sem dúvida, vai escolher as melhores ações, ou seja, investir nas melhores empresas. Aquelas que te poderão te oferecer o maior retorno financeiro.

Tem um texto aqui no blog no qual eu explico, de forma mais detalhada, como escolher as melhores ações, confira aqui.

Se você chegou até aqui, já sabe o que fazer para começar a montar a sua carteira de investimentos de verdade. O processo é simples, depois de entender as ações e seu funcionamento, se você souber selecionar as melhores ações, sem dúvida, irá impulsionar cada vez mais a sua renda. 

E para ter acesso a mais conteúdos como esse e receber materiais exclusivos da metodologia que eu uso para investir, faça parte do nosso Grupo de Verdade.

Matheus Nogueira
Matheus Nogueira

Mais artigos sobre Ações

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: