3 aulas para aprender a investir por conta própria com segurança

00
Dias
00
Horas
00
Min
00
Seg

ARTIGOS

Pesquisar
Close this search box.

Onde comprar fundo imobiliário?

Saiba onde comprar um fundo imobiliário para começar a investir nos seus FIIs e ter renda passiva todos os meses sem pagar impostos.

Fala, meu caro! Se você deseja receber renda passiva, todos os meses, por meio dos fundos imobiliários é importante saber escolher os melhores. Assim, quanto melhor o FII, melhor — e maior — será o seu retorno também.

Mas não é só isso. É também fundamental saber onde comprar FIIs.

Por isso, neste texto, nós vamos retomar o que são esses fundos. Mas meu foco será falar sobre onde o investidor deve comprar fundos imobiliários. Qual o melhor lugar para isso. Sempre tendo em vista como você pode ter mais autonomia o que, por fim, vai te gerar também mais rentabilidade. Vamos lá?

Antes de saber onde comprar fundo imobiliário, o que são FIIs mesmo?

Os fundos imobiliários são ativos de renda variável negociados na bolsa de valores. Se você ainda não conhece todos esses termos, não tem problema. Vamos entender agora cada parte dessa definição.

Bolsa de valores

Em primeiro lugar, é na Bolsa de valores que as negociações do mercado financeiro acontecem. Ou seja, os investidores precisam de um ambiente para comprar e vender ativos, entre eles os FIIs. Por isso, a bolsa é a responsável pelo bom funcionamento de operações desse tipo.

Quando uma empresa decide abrir o seu capital para obter recursos, ela pede uma permissão para ser listada na bolsa. Assim, os acionistas — por meio de uma corretora de valores — podem ter acesso a ela e começar a ganhar dinheiro com investimentos.

Confira aqui como funciona a bolsa e quais ativos são negociados nela.

Renda variável

Antes de mais nada, a renda variável é o tipo de investimento pelo qual você vai poder multiplicar seu patrimônio a longo prazo. Ela permite que você invista em ativos como ações e FIIs, que estão ligados à economia real. E, dessa forma, tenha um bom retorno a longo prazo.

Muitos investidores iniciantes têm medo de ir para a renda variável e preferem ficar apenas na renda fixa. Ela vai manter o seu poder de compra com o passar do tempo, mas não aumentá-lo. Isso quem faz é a renda variável. Assim, mesmo com a inflação alta, você vai continuar ganhando — se souber investir de verdade.

Se você está começando agora, eu já contei aqui no blog tudo sobre o mercado de ações para iniciantes. Você pode dar uma olhada.

Fundos imobiliários

Como já falamos acima, os FIIs são ativos de renda variável. Ou seja, seu rendimento, assim como o das ações, não é fixo. No entanto, apresentam poucas variações. Quando você investe em um FII, está investindo em um imóvel. Por isso, passa a ter direito de receber aluguéis todos os meses.

Os gestores do fundo vão escolher os melhores imóveis para investir o seu dinheiro. Esse é um meio de você receber o aluguel dos melhores imóveis do país sem ter, de fato, uma propriedade física. Já imaginou?

Saiba quais são as vantagens de investir em FIIs.

Como escolher um bom fundo imobiliário

Casa e chave sendo entregue, simbolizando onde comprar fundos imobiliários

Se você fosse comprar um imóvel — uma casa, por exemplo —, sem dúvida, iria querer vê-lo de perto, não é? Além de considerar diversos outros fatores, como a sua qualidade e o inquilino para quem você alugaria. A mesma coisa você vai fazer para escolher um bom FII.

Você precisa saber qual é a estratégia desse fundo imobiliário, bem como a maneira como a sua gestão acontece. Afinal, são os administradores que vão escolher os imóveis de onde virá a sua renda passiva. Além disso, é preciso levar em conta o valor do imóvel, a sua precificação na bolsa e o dividendo que você vai receber.

São diversos fatores para você avaliar. Por isso, nesse texto aqui você tem 10 indicadores para te ajudar a encontrar os melhores FIIs.

Descubra onde comprar fundo imobiliário

Para comprar um fundo imobiliário, você vai precisar abrir uma conta em uma corretora. Ela oferece vários tipos de investimentos, como títulos públicos e privados de renda fixa e também os ativos de renda variável — onde se encaixam os FIIs.

A corretora é a intermediária entre o investidor e os ativos. Por meio dela, você pode ter acesso à bolsa de valores e, enfim, comprar e vender ativos financeiros. Os fundos imobiliários são produtos das corretoras, por isso é lá que você vai adquirir os seus FIIs.

Vale lembrar que a corretora é uma prestadora de serviço, isso significa que ela não vai fazer nada de graça. Por isso, é importante que você escolha uma boa corretora. Afinal, a sua rentabilidade vai passar por ela.

Há várias taxas que podem ser cobradas pelas corretoras, no entanto é bem provável que você não precise de todos os serviços. Por isso, é muito importante ficar atento, pois existem corretoras com taxa zero — e que servem muito bem.

Se você quer entender melhor o que são corretoras de valores, pode conferir aqui.

Fundos imobiliários: onde comprar? Banco ou Corretora?

Por fim, você pode estar se perguntando se os bancos também não fazem esse tipo de serviço. Por que, então, escolher uma corretora? É o que você vai saber agora.

É bem simples. Os bancos oferecem inúmeros serviços que são, na maioria das vezes, voltados para créditos e juros. É assim que eles ganham, certo? Sendo assim, os investimentos são apenas um serviço extra que eles têm para oferecer, e não o seu foco. Por isso, não vai ser vantajoso para o acionista.

Por outro lado, as corretoras são instituições totalmente voltadas para os investimentos. Eles são o seu foco. Nesse sentido, elas podem dispor de um serviço melhor com um custo mais baixo — ou, na melhor das hipóteses, sem custo algum. Lembra que eu falei da taxa zero?

Portanto, sem dúvida alguma, o melhor lugar para você adquirir o seu fundo imobiliário é na corretora. Fuja dos bancos quando o assunto são os investimentos. A primeira coisa que você deve fazer para começar a investir é abrir uma conta em uma corretora.

E para te ajudar a investir de verdade, tem um texto aqui no blog no qual eu te ensino como escolher a melhor corretora.

Quer investir cada vez mais com autonomia? Faça parte do nosso Grupo de Verdade e tenha acesso a conteúdos novos toda semana!

Matheus Nogueira
Matheus Nogueira

Mais artigos sobre Fundos Imobiliários, Renda Variável

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: