3 aulas para aprender a investir por conta própria com segurança

00
Dias
00
Horas
00
Min
00
Seg

ARTIGOS

Pesquisar
Close this search box.

Investir em 2023: como começar?

Mão segurando uma moeda com um cifrão ilustrando o tema investir em 2023

Conheça os diversos tipos de investimentos que existem e saiba o que você deve fazer para começar a investir em 2023.

Fala, meu caro! Se você deseja investir em 2023, mas já quase desistiu por não saber o que fazer, neste texto você vai encontrar três passos concretos para começar. Não importa se você é leigo no assunto.

Alguém que está procurando investir, sem dúvida, já ouviu uma dica ou outra sobre o tema. No entanto, permanece parado, muitas vezes, sem saber por onde começar. Afinal, são diversas letras, conceitos e números para se familiarizar.

Então, vamos começar pelos vários tipos de investimentos com os quais você pode se deparar no mercado e na vida.

Conheça os tipos de investimentos

São diversos os tipos de investimentos que você pode fazer na vida. Sem dúvida, um dos principais que as pessoas fazem é começar a empreender, por exemplo. Investir em um negócio próprio, a fim de ter um bom retorno. O que acontece, geralmente, a longo prazo.

Além disso, você também pode investir em si mesmo ou na sua profissão: fazer um curso, começar uma atividade física, aprender algo novo, comprar novas ferramentas de trabalho etc. E tudo isso, claro, tem em vista um retorno. Afinal, é o que esperamos quando investimos em algo.

Um outro tipo de investimento — do qual falamos muito por aqui — é aquele que se faz por meio da bolsa de valores. Mas, antes de começar essa jornada, o melhor investimento que você pode fazer é conhecer esse mundo completamente novo: são diversos termos, ativos e instituições envolvidas.

Calma! Não estou falando isso para que você desista, ao contrário: eu vou te ajudar nesse caminho.

Para começar, vou te dizer quais são os ativos que você verá com mais frequência no mercado. Ainda que você não tenha procurado nada sobre o assunto, com certeza já ouviu falar nas ações. Quando você adquire uma ação de qualquer empresa, você tem o direito de se tornar sócio dela e, portanto, fazer parte dos seus lucros, de alguma forma.

Confira aqui os tipos mais seguros de ações.

Os FIIs, por meio dos quais você pode receber parte dos aluguéis de grandes imóveis do país, também são ativos bastante conhecidos no mercado. Já falei aqui no blog como investir em fundos imobiliários.

opções de como investir em 2023

Nesse sentido, você ainda encontra ainda outros ativos, como Tesouro Direto, Previdência Privada e Criptomoedas. São todos investimentos sobre os quais já falei aqui no blog — expliquei como investir neles, além de comentar quais valem a pena e quais eu não recomendo e por quê.

Agora que você já sabe quais os ativos mais comuns, basta colocar em prática os três passos a seguir para começar o seu ano investindo na bolsa de valores.

Comece pela corretora para investir em 2023

Abrir uma conta em uma corretora é a primeira coisa a fazer, pois é por meio dela que você terá acesso aos investimentos disponíveis no mercado. Ou seja, você precisa dela para comprar e vender ativos, ela é um intermediário entre o investidor e o ativo.

Antes de escolher a melhor corretora, você deve considerar três critérios a respeito dela:

  • ser registrada pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM);
  • ter taxa zero para compra e venda de ativos; e
  • ser de fácil uso para você.

Esses itens são muito importantes para a sua segurança e a dos seus investimentos. É preciso se informar bem a respeito das taxas antes de fechar com a corretora. Não é difícil encontrar corretoras sem cobrança de taxas — os serviços não são inferiores por isso. Aliás, hoje em dia, a maioria das delas está aderindo à taxa zero.

A sua rentabilidade precisa ser maior que a taxa de investimentos, se você quer ter sucesso nas suas aplicações.

Tenha uma reserva de emergência

O próximo passo — e muito importante —, a fim de começar a investir de verdade, é montar uma reserva de emergência. O próprio nome é sugestivo. Você vai fazer uma reserva para eventuais necessidades.

Se você tem um dinheiro guardado, não passa apuros com emergências e imprevistos. Além disso, essa reserva vai te proteger das dívidas, bem como proteger seus investimentos a longo prazo — caso passem por um período de baixa, você evita vendê-los, por exemplo.

A função dela é estar ali para você retirar quando precisar, por isso ela também te oferece tranquilidade. A reserva de emergência é a base para a construção da sua carteira de investimentos.

Ademais, já te adianto que é com a renda fixa que você vai montar essa reserva. Assim, você sabe quanto vai ter no futuro; uma vez que é fixa, te dá previsibilidade. E ainda conta com alta liquidez. Tudo o que você precisa na hora da emergência!

Por fim, com a segurança da reserva, o  investidor iniciante pode, enfim, se arriscar em renda variável.

Aprenda aqui como calcular a sua reserva de emergência. (LINK DO TEXTO DA CALCULADORA)

O segredo para investir em 2023 está no longo prazo

Comecei este texto falando dos tipos de investimentos e disse também que se investimos é porque desejamos um retorno. Se você tem o seu próprio negócio, ou acompanha a jornada de quem tem, sabe que — na maioria das vezes — o resultado não é imediato.

A mesma coisa acontece quando se investe na bolsa de valores, é preciso contar com algo chamado tempo. Por isso, eu digo — e ensino aos meus alunos — que o segredo para você investir está no longo prazo.

Então se agora, em 2023, você está pensando em começar a investir, tenha isto em mente: o seu objetivo é focar no longo prazo. Neste caminho, não procure atalhos, pois eles provavelmente te farão perder dinheiro. E, sem dúvida, você não quer isso.

Mas se você escolher investir em empresas que apresentaram lucro consistente e crescente nos últimos anos — e continuam assim — , terá muitas chances de obter sucesso nos seus investimentos, a longo prazo.

Não é do dia para a noite que você vai ganhar dinheiro com ações, por exemplo. Mas é algo possível. Aumentar o seu patrimônio é um processo que leva tempo e precisa de conhecimento, constância e paciência. Sempre tenha em mente: o segredo é o longo prazo.

Se você quer aprender mais sobre investimentos, entre no nosso Grupo de Verdade. Nele você terá acesso a conteúdos novos toda semana.

Picture of Matheus Nogueira
Matheus Nogueira

Mais artigos sobre Mercado, Renda Fixa, Renda Variável

Posts mais lidos

Newsletter

Junte-se a milhares de investidores de verdade e fique por dentro de todas as novidades! Coloque seu e-mail abaixo para receber as atualizações do blog.

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar: